Para começar a praticar: veja os 5 benefícios do surf!

Embora possa parecer difícil começar no mundo das ondas, a verdade é que os benefícios do surf para a sua vida podem te ajudar a superar qualquer dificuldade inicial se o que você busca é uma vida melhor. Esses benefícios, inclusive, não são apenas no seu corpo ou na sua saúde, mas também em como você se relaciona consigo mesmo e com as outras pessoas. Quer entender como isso é possível? Então veja a seguir 5 desses benefícios e entenda por que o surf pode ser a sua praia.

Melhora o sistema cardiovascular

O surf é uma prática que exige que todos os seus grupos musculares trabalhem em sincronia, o que faz com que ocorram impactos diretos no sistema cardiovascular. O coração passa a bombear mais sangue, que passa a correr com mais pressão e oxigena melhor as células.

O resultado é que existem menos riscos de as artérias ficarem obstruídas já que elas são “lavadas” graças à corrente sanguínea que corre mais rapidamente. O coração também fica mais saudável – assim como um músculo que é treinado com frequência – e você passa a sofrer menos riscos de situações como infarto ou acidente vascular cerebral.

Aumenta a resistência corporal

Praticar o surf não exige apenas que você dome as ondas, mas também que você chegue até elas. Para isso, você vai precisar remar até antes da altura onde quebram as ondas, vai precisar se manter de pé na prancha e nadar depois que estiver na água.

Tudo isso vai fazer com que o aumento da resistência corporal seja um dos benefícios do surf e a prática regular também vai fortalecer os músculos de todo o corpo.

Corrige problemas de postura

Equilibrar-se na prancha pode parecer simples, mas na verdade exige uma postura correta e adequada para equilibrar seu peso e driblar os obstáculos criados pelas ondas. Por isso, praticar surf também vai fazer com que você corrija possíveis problemas na postura, especialmente se você passa muito tempo sentado.

Os movimentos das remadas e do nado também vão ajudar seus músculos superiores a ficarem mais alinhados, evitando que você adquira uma postura curvada para frente, por exemplo.

Ajuda no emagrecimento

Surfar exige muito do seu corpo e, portanto, acelera o seu metabolismo. Com o corpo funcionando a todo vapor, o organismo passa a procurar outras fontes de energia – e é aí que acontece a queima de gordura.

Por isso, a prática de surf elimina algumas calorias importantes se você deseja emagrecer, perder medidas ou mesmo conseguir mais definição muscular. Sem sofrimento, você consegue emagrecer e se divertir ao mesmo tempo.

Aumento na qualidade de vida entre os benefícios do surf?

Mais do que quaisquer outros benefícios do surf, essa prática muda o seu estilo de vida. Você passa a ter mais contato com a natureza, mais consciência corporal e frequentemente passa a ser parte integrante de um grupo seleto de pessoas acostumadas a driblar as ondas da sua área.

O resultado é que sua qualidade de vida sofre uma melhora significativa: você tem maior sensação de bem-estar, trabalha suas habilidades sociais, dorme melhor, tem mais autoestima e também sofre menos com o estresse.

Os benefícios do surf incluem desde as vantagens físicas, como melhora do sistema cardiovascular, da resistência corporal e da postura e chega até mesmo a efeitos psicológicos, como a melhora na qualidade de vida. Além disso, é uma atividade completa que ainda pode te ajudar a emagrecer e a criar uma mudança positiva em uma rotina monótona e estressante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 + dezessete =